Rua Vitalina Arantes, 377 Quadra 04 Lote 05 Jardim Neves
Rio Verde/GO CEP: 75901-651
O FGTS Digital começa a funcionar nesta sexta-feira (1º de março). A nova plataforma integra diferentes sistemas ligados às obrigações do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
FGTS - O Fundo de Garantia do Trabalho Social, mais conhecido como FGTS, foi criado pelo Governo Federal, no ano de 1966. Mais recentemente, em maio de 2022, a iniciativa pública anunciou o FGTS digital, ferramenta que promete simplificar processos e desburocratizar as obrigações trabalhistas relacionadas ao recolhimento do FGTS.
Recolhimento via PIX – com a operacionalização do FGTS Digital, o recolhimento dos valores devidos ao Fundo será feito exclusivamente através do PIX.
Os boletos gerados terão um QR Code para leitura e pagamento direto no aplicativo ou site da instituição financeira do empregador.
Assim, as empresas devem estar com seus sistemas bancários preparados para utilização desse canal, inclusive no que diz respeito aos limites de pagamento via PIX.
O empregador não precisa possuir chave PIX, apenas uma conta habilitada para esse tipo de pagamento.
Outra facilitação promovida pelo novo sistema é a maneira como são recolhidos os dados das empresas. A base de dados do FGTS Digital será alimentada pelas informações cadastradas pelos empregadores no eSocial, promovendo também maior transparência.
Entre os principais benefícios listados pelo governo a serem alcançados com o FGTS Digital estão: